quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Álbuns de estúdio da Legião Urbana ganham reedição de luxo em CD e vinil


Por MARCUS PRETO

"A Legião Urbana é os Beatles do Brasil." Quem afirma é Jorge Lopes, diretor comercial da EMI Music nacional e um dos responsáveis pelo ambicioso projeto de reedições de oito álbuns da banda de Renato Russo (1960-1996).

Previsto para chegar às lojas na próxima semana, o pacote foi inspirado em produto desenvolvido no ano passado pela EMI internacional, que reempacotava em caixa de luxo a discografia da mitológica banda inglesa.

Aqui, os oito álbuns de estúdio da Legião --incluindo o póstumo "Uma Outra Estação" (1997), lançado um ano após a morte de Russo-- ganham novas edições em três formatos: caixa com todos os volumes, CDs avulsos e vinil.

Tanto "Uma Outra Estação" quanto "A Tempestade" (1996), vale lembrar, foram lançados originalmente já na era do CD. Esta é, portanto, a primeira versão de ambos em LP. A longa duração desses álbuns fez com que, em vinil, eles tivessem de ser divididos em dois volumes, encartados na mesma capa dupla.

Ficaram de fora os discos ao vivo --como "Música p/ Acampamentos" (1992) e "Acústico MTV" (1999).

CATÁLOGO ATIVO

Desde que foram lançados originalmente, entre 1985 e 1997, esses discos nunca saíram de catálogo. Mantiveram-se todo o tempo disponíveis nas prateleiras das lojas, em reedições contínuas.

Segundo dados oficiais da gravadora, o combo Legião Urbana + Renato Russo solo já vendeu 14 milhões de cópias (entre os LPs originais dos primeiros anos até as muitas reedições em CD) até hoje, contando.

Lopes afirma que, mesmo sem qualquer movimentação de marketing, os discos da banda e do cantor solo, somados, mantêm a média constante de 250 mil unidades vendidas por ano.

É o que a indústria chama de "catálogo ativo".

Por isso o relançamento de agora mereceu um ano e meio de negociações e pesquisa, além de investimento que ele avalia em R$ 300 mil.

O preço sugerido para as edições em vinil são bem salgados. Os álbuns simples vão custar entre R$ 120 e R$ 140. Os duplos, R$ 190. Há público para produto tão caro?

"Olhando do ponto de vista de mercado, é um nicho", diz Lopes. "Não esperamos rentabilidade maravilhosa [originada dos LPs], mas quisemos pensar nesse estoque para um ano e meio. Vai ser uma venda lenta e gradual."

Lopes afirma que, graças ao relançamento da Legião, há lojas improvisando espaços para abrigar o vinil. E aposta que a banda está apta para "abrir as portas" para esse mercado específico.

Dependendo da resposta do consumidor, a gravadora pretende lançar mais artistas em esquema parecido. Inclusive o próprio Renato Russo.

URBANA LEGIO OMNIA VINCIT
ARTISTA Legião Urbana
LANÇAMENTO EMI Music
QUANTO R$ 350 (caixa com oito CDs); R$ 29,90 (CDs avulsos); de R$ 120 a R$ 140 (vinis simples); R$ 190 (vinis duplos)

FONTE:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/817141-albuns-de-estudio-da-legiao-urbana-ganham-reedicao-de-luxo-em-cd-e-vinil.shtml

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