sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Morumbi já viu Michael Jackson, Queen e Nirvana, mas segue na dependência do futebol


Por DANI BLASCHKAUER

O Morumbi completa 50 anos neste sábado, mas a dependência pelo futebol ainda é grande.

O estádio são-paulino só começou a obter renda além do futebol a partir dos 20 anos de idade.

Um dos primeiros grandes eventos que recebeu fora decisões de Campeonato Brasileiro e do Paulista, como quando o Corinthians saiu da fila em 1977, foi o show da banda Queen, em 1981. Em março daquele ano, 80 mil pessoas acompanhar o espetáculo da banda britânica, que teve ainda confusão entre espectadores e policiais militares na entrada.

Dois anos depois foi a vez do grupo norte-americano Kiss, em junho de 1983. Já em 1985 o primeiro show que arrebentou o estádio, ou mais precisamente, o gramado.

A banda adolescente Menudo levou cerca de 200 mil pessoas ao estádio são-paulino em dois dias de shows e com apenas uma leve proteção, o estado do gramado não suportou e ficou deteriorado. Resultado: o São Paulo que cobrou 300 milhões de cruzeiros acabou pagando 100 milhões de cruzeiros para arrumar os estragos, que fez até o jogo entre Corinthians e Flamengo ser adiado.

Depois disto, o estádio voltou a receber praticamente apenas partidas de futebol, com o estádio lotando não apenas em decisões de Paulistas e Brasileiros, mas também de jogos da Libertadores.

Só a partir de 1993 que o clube passou a rever de perto grandes astros da música internacional. Michael Jackson e Madonna fizeram seus espetáculos solos, enquanto Kurt Cobain comandando o Nirvana (FOTO), Red Hot Chili Peppers, Alice in Chains e Simply Red esquentaram o Hollywood Rock.

Michael Jackson e Madonna (com a turnê "Girlie Show") levaram, cada um, mais de 80 mil pessoas ao estádio. Kurt Cobain chegou a destruir uma guitarra no palco e Flea acabou ficando de bumbum de fora após o vocalista do Red Hot Chilli Peppers baixar seu calção.

Na mesma década, os irlandeses do U2 tocaram pela primeira vez no Brasil.

No novo século, o número deu um salto sem limites e o Morumbi viu novos shows de Madonna, U2, e também Coldplay, Beyoncé, Metallica, AC/DC, Aerosmith e Linkin Park. E sem falar nos adolescentes Jonas Brothers e RBD.

E ainda este ano o estádio voltará a abrigar shows, agora do ex-Beatle Paul McCartney, em novembro.

FONTE:
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/807532-aos-50-morumbi-ja-viu-michael-jackson-queen-e-nirvanna-mas-segue-na-dependencia-do-futebol-veja-fotos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário