sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Axl Rose e o fim da era do "roqueiro macho malvado"


Por Nina Lemos

Axl Rose sempre teve fama de mau. Nos anos 90, pertencia a aquela categoria de roqueiros (hoje em baixa) que primava por uma postura agressiva contra mulheres, fãs, seguranças, jornalistas e quem mais cruzasse o seu caminho. Ele sempre bancou o macho selvagem. E por um tempo esse era o estereótipo de muitos caras de banda, que, mesmo truculentos, arrancavam suspiros das mulheres.

Quando esteve no Brasil pela primeira vez, no auge da fama, Axl jogou cadeiras de um hotel em cima de jornalistas. E também um telefone em cima de fãs. "Eu sou roqueiro, eu sou macho, eu posso tudo". E dá-lhe quartos de hotel destruídos! Quem é mais jovem talvez não lembre. Mas até pouco tempo, se o cara ficava realmente famoso, ele ia lá e destruía um quarto de hotel. Quebrar coisas parecia ter a ver com o estilo de vida rock 'n' rol. Quanto mais famoso, mais quartos de hotel eram destruídos. E nisso, Axl se firmou como campeão.

As coisas mudaram (ufa). E hoje não dá para imaginar homens de bandas como o Radiohead quebrando quartos de hotel (na verdade, Thom Yorke não parece ser capaz de matar uma mosca). Ou algum integrante do Kings of Leon jogando cadeiras em cima de jornalistas. Os caras de banda de hoje são sensíveis. Ou fingem que são. O marketing da selvageria parou de dar ibope.

Quando o Guns n' Roses voltou, no meio dos anos 2000, não dava para imaginar que eles tivessem mudado e acompanhado o rumo do tempo. Axl continuou brigando e sendo "o rei da confusão". Só que ninguém (nem mesmo o público) parece ter paciência para isso.

A turnê atual da banda já se tornou uma série de barracos em série que, se antes causavam alguma comoção --"Nossa, que cara macho"-- hoje parecem desagradar até os fãs, que, ao contrário de Axl, sabem que o mundo mudou.

No ultimo show que fizeram, na quarta-feira, foram expulsos do palco pelo próprio público, que não suportou mais de uma hora de atraso. Vale lembrar que a plateia de um show de um cara esquentado costuma ser esquentada também. Mas quem já se cansou do estereótipo do roqueiro truculento e macho para caramba não consegue deixar de pensar: "bem feito!"

Em outra apresentação, a banda teve o som cortado também por causa do atraso. No passado, isso não aconteceria. Afinal, roqueiro famoso, rico, branco e bonito podia fazer o que bem entendesse. E ainda arrancava gritinhos das fãs. Em tempos de correção política, os homens do rock são calmos. Educados, até. Homem que é homem não precisa mais provar (tanto) a sua masculinidade.

É. O estereótipo de homem de banda mudou. A arrogância diminuiu. E o tempo passou na janela. E só o Axl Rose não viu.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/793205-comentario-axl-rose-e-o-fim-da-era-do-roqueiro-macho-malvado.shtml

Um comentário:

  1. isso porque acabou o rock n roll,somente o guns segue a velha linha dos roqueiros

    ResponderExcluir