terça-feira, 20 de setembro de 2011

Krist Novoselic faz tributo a 'Nevermind' nesta terça-feira nos EUA


Por LÚCIO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL DA FOLHA DE S. PAULO A SEATTLE


Não era dele a famosa voz estridente, nem a guitarra barulhenta que mudou o rock.

Muito menos optou por tirar a própria vida e entrar para a eternidade. Depois do fim da banda, ele não montou nenhum supergrupo e está longe de ser um dos principais ídolos do rock atual.

Krist Novoselic, "apenas" o sujeito que tocou baixo no trio Nirvana, toma para si o nome de sua ex-banda e faz hoje em Seattle um show-tributo ao histórico "Nevermind", álbum que comemora 20 anos de seu lançamento nesta semana.

Parceiro de Nirvana de Kurt Cobain (o do suicídio) e Dave Grohl (o do Foo Fighters), Novoselic reúne uma penca de bandas da cidade americana que deu à música sua última grande revolução, o grunge.

Irão recriar ao vivo nesta noite as músicas de "Nevermind", o lendário disco que "quebrou tudo", que "mudou tudo", que "abalou as estruturas da indústria", que...

"Nevermind", segundo álbum do Nirvana, foi lançado em 24 de setembro de 1991. O concerto-tributo a ele é realizado hoje, e não no sábado (dia 24), porque a terça-feira é o dia oficial de lançamentos de discos nos EUA.

Para muitos, o aniversário do "Nevermind" é hoje.

O show é às 21h aqui de Seattle (1h da manhã de quarta no horário de Brasília) no imponente Experience Music Project, que faz parte de um complexo de museus dedicados à história da música popular e à ficção científica.

O local foi projetado pelo arquiteto canadense Frank Gehry e erguido com o dinheiro de Paul Allen.

Participarão do "Nevermind Live" os grupos The Presidents of the United States of America, The Fastbacks e Screaming Trees.

O rumor de que Dave Grohl poderia participar da homenagem é muito improvável: o Foo Fighters tem show hoje em Cleveland, Ohio.

"Nevermind Live", segundo anuncia o site do EMP (www.empmuseum.org), terá transmissão ao vivo pela internet no site www.livestream.com/nevermindlive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário