"Se as crianças não forem expostas a música estranha, elas podem muito bem crescer, ir à escola, arrumar empregos, ter filhos... e morrer! Sem nunca terem experimentado a loucura! Isso é muito perigoso!" - LUX INTERIOR
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Radiohead e a indústria musical no século XXI
Muito se tem discutido sobre o futuro da indústria musical. Com essa história de download gratuito, as gravadoras, que haviam construído império gigantesco no século XX, vêm apanhando muito nos últimos anos por não saberem mais como manter girando a verdadeira roda da fortuna que era a venda de discos.
Nesta época em que já se tornou um hábito baixar músicas de graça na internet, as gravadoras vêm quebrando a cara dia sim e outro dia também na busca de uma fórmula para reaver os lucros de antigamente. Mas, é uma luta praticamente perdida. Afinal, por que pagar por algo que qualquer umconsegue com um simples click que não custa um único centavo?
As gravadoras insistem no velho modelo e, mesmo colocando músicas para download pago, é muito pequeno o número de pessoas que se dispõe a desembolsar uma quantia considerável para obtê-las.
Por outro lado, artistas de grande, médio ou pequeno porte estão conseguindo levar a sua carreira adiante, apresentando métodos muito mais inteligentes de fazer a sua música chegar até seus fãs ou novos ouvintes. E, nesse quesito, nenhuma banda tem estado tão à frente quanto aos ingleses do Radiohead (foto).
O grupo liderado pelo cantor e guitarrista Thom Yorke surpreendeu o mundo quando criou uma estratégia praticamente inédita de divulgação e venda de seu último disco, “In Rainbows”, em 2007. Na época, colocou o seu disco inteirinho na íntegra para download em seu site e deixou a critério de cada interessado decidir qual valor pagar por ele. Até mesmo quem achava que tinha o direito de baixar o disco de graça recebeu a sua senha para download e, em alguns minutos, estava ouvindo o disco em casa.
Agora, o Radiohead surpreendeu mais uma vez. No ano passado, um grupo de fãs se lançou em um desafio ousado. Convocou todos que estiveram em um show realizado na cidade de Praga e que tivessem feito imagens com câmeras ou celulares que disponibilizassem as mesmas para a criação de um vídeo de todo o show.
Obter imagens até que foi fácil. Um pouco mais complicado foi edita-las. Difícil era conseguir o áudio da apresentação com qualidade. Mas, foi aí que a genialidade da turma de Thom Yorke entrou em ação: a banda disponibilizou o áudio em perfeita qualidade para o DVD, que agora está sendo disponibilizado gratuitamente para download (http://radiohead-prague.nataly.fr/Download.html).
Se uma das ideias principais da internet é a cooperação e a criação coletiva, o Radiohead deu exemplo. O que tempo atrás teria sido chamado de um DVD pirata, agora é considerado praticamente um vídeo oficial da banda. E nem é preciso dizer que o trabalho ficou sensacional.
Diretamente, o Radiohead não levou um tostão pela generosidade. Porém, pensando mais além, ganhou mais uma vez o reconhecimento dos fãs, além de uma publicidade gratuita enorme. E isso, obviamente, representa mais gente conhecendo o grupo, mais pessoas indo aos shows do Radiohead e, consequentemente, mais dinheiro na conta dos músicos.
Novas estratégias para novos tempos. Inovação, inteligência e ousadia. Esse é o futuro da indústria musical no século XXI. Só não vê quem não quer. Thom Yorke, mesmo caolho, enxerga isso muito bem. Cabe aos inteligentes seguirem seus passos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário