sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nirvana vai tocar no festival de Reading 2011


Sim, você leu certo no título deste post. Como parte das comemorações dos 20 anos do álbum “Nevermind”, o mais explosivo disco indie de todos os tempos (e aqui o termo “indie” passou a perder o sentido), o festival inglês de Reading (com seu “espelho” em Leeds) está planejando criar em sua programação deste ano, como se fosse um show, a exibição da lendária performance do Nirvana no Reading 1992.

O Nirvana 1992 seria atração do Reading 2011 num horário de banda mesmo, com um telão no palco. A “apresentação” retrô da banda de Kurt Cobain, com Dave Grohl na bateria, aconteceria dia 26 de agosto no Alternative Stage, em Leeds. Depois, no dia 28, em Reading.

A história da apresentação do Nirvana no Reading de 1992 é um divisor de águas da música independente e é simbólica mais ainda se pegarmos o show que a banda fez um ano antes no mesmo festival. Em 1991, em show por acaaaaaaaso assistido por este blogueiro, a banda de Cobain se apresentava pela primeira vez no tradicional festival, para umas poucas 2 mil pessoas durante o dia, no palco principal, tipo a 6ª banda da escalação. O roqueiro Iggy Pop era a grande atração do dia.

- Cerca de um mês depois do Reading 1991 o álbum “Nevermind” chegava às lojas.
- Cerca de um ano depois, no Reading 1992, o Nirvana era a principal atração dos três dias do evento e tocava para aproximadamente 100 mil pessoas, talvez o maior público da história do festival. Seria a última apresentação do Nirvana na Inglaterra.

No Reading 92, Kurt Cobain chegou ao palco numa cadeira de rodas, empurrada pelo jornalista inglês Everett True, da “Melody Maker”, o cara que “descobriu Seattle” meses antes, botou na imprensa inglesa, fez o grunge decolar no Reino Unido antes mesmo dos EUA perceberem. E que virou amigo de Cobain e das bandas da época. A entrada na cadeira de rodas e com Cobain vestindo roupa de hospital foi para zoar os boatos da época, que diziam que o líder do Nirvana, depois do estrondoso e repentino sucesso da banda para além do imaginável, tinha literalmente enlouquecido o roqueiro. O que se provaria um boato não tãããão absurdo assim.

O show do Nirvana no Reading 1992 saiu em CD e DVD em 2009. As mesmas imagens que por anos rodaram em superprocuradas fitas de vídeo em Camden Town nos anos 90 e, depois, na internet.

Dois momentos marcantes daquele show. Kurt Cobain no backstage, na cadeira de rodas, esperando para entrar em cena, e o Nirvana tocando a música “In Bloom” no Reading 92, em suas famosas imagens escuras, em que nem dá para imaginar que diante daquele palco tinha 100 mil pessoas.

FONTE:
www.lucioribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário